terça-feira, 4 de maio de 2010

INDEPENDENCIA EUA

Aqui estão com pequenas alterações os apontamentos dados em sala de aula, caso por algum motivo os alunos faltem alguma aula, poderão completar seus apontamentos .

A Independência dos EUA


Influenciada pelas idéias iluministas, a primeira colônia americana declarava sua independência. Formavam-se, assim, os Estados Unidos Da America. A partir de então, o mundo colonial europeu construído no novo mundo iria se romper. Não apenas ele, mas também o absolutismo e as praticas mercantilistas na Europa.


Para se entender a vida dos colonos é importante saber que a colônia americana não era como a dos países de língua espanhola e como a do nosso Brasil. Os ingleses que foram morar na America , os colonos, buscavam construir uma nova nação. Muitos deles fugiam da justiça e dos conflitos religiosos da velha Inglaterra. Então o tipo de colonização existente foi chamado de povoamento, enquanto, nas colônias portuguesas e espanholas foi chamada de exploração, pois visava apenas extrair recursos naturais destes países como madeira, ouro entre outros.


Desde inicio do século XVIII, o descontentamento vinha crescendo nas colônias da America do Norte, motivado principalmente por questões econômicas. Os ingleses mantinham o monopólio do comercio de produtos colônias: Somente os ingleses poderiam fornecer mercadorias aos colonos. Juntamente com isto se criou uma série de medidas restritivas ao livre comércio dos colonos e mais impostos.


O inicio das revoltas se deu com a famosa lei do chá com elas os ingleses obrigavam os colonos a comprarem o chá somente dos ingleses. Como resposta um grupo de colonos vestidos de índios lançou ao mar o carregamento de chá inglês.


Como resposta os ingleses obrigaram os colonos a entregarem todas as suas armas. Para os colonos americanos a arma era uma realidade do dia a dia e um símbolo de liberdade. Através dela se garantiria a liberdade e a justiça. Os conflitos se agravaram e começaram então as lutas pela independência.


É importante se destacar a influencia do pensamento iluminista na ação dos colonos. Embalados pelos ideais de liberdade e de livre comercio, os colonos consolidaram seu movimento revolucionário.


Em 1776, reunidos em um congresso na Filadélfia , os representantes das treze colônias promulgaram a Declaração de Independência. Redigida por Thomas Jefferson, era inspirada nos ideais iluministas de liberdade individual, política e de comércio.


As forças dos colonos comandadas por George Washington tiveram no inicio algumas derrotas, pois os colonos não eram militares profissionais e sim gente recrutada entre camponeses e artesãos, mas , a vitória da batalha de Saratoga em 1777 alterou o curso da guerra a favor dos colonos. Pesou também para a vitória dos colonos o apoio dado pela França e Espanha aos colonos interessados em reduzir o poderio do seu rival Inglês.


Em 1781, os ingleses se renderam e a guerra chegou ao fim, Restando aos colonos organizarem um novo governo. Este foi instituído por uma república, uma constituição que dividia os poderes em legislativo, judiciário,executivo e pela autonomia dos estados desde que não confrontasse com a soberania nacional e a constituição.


A independência dos Estados Unidos influenciou mas tarde a revolução Francesa, o movimento de independência nas colônias espanholas e no Brasil: A Conjuração Mineira e Bahiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário