sábado, 12 de junho de 2010

Revolução Russa


No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

Rússia Czarista

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.


A Rússia na Primeira Guerra Mundial


Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.


- Greves, manifestações e a queda da monarquia -

As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

A Revolução Russa de outubro de 1917

Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.

Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

A formação da URSS

Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperou na URSS.

1) Condições Sócio Econômicas da Rússia Pré-Revolucionária :

Política: CZAR (Imperador Russo) Czar Nicolau II:

Autocracia: governo em que o soberano possui poderes ilimitados e absolutos
Economia: • Predominantemente Agrária (80%)

20%: Comércio e Indústria (capital estrangeiro, principalmente francês em cidades como: São Petesburgo e Moscou)

Sociedade: Classe Dominante: Czar, Clero Ortodoxo Russo, Nobreza Aristocrática (Latifundiários) Burguesia “Desorganizada” (por ainda se encontrar em um processo de início de industrialização)
Classe Dominada: Proletários e grande massa de Camponeses

2) Bases Políticas:

PARTIDO OPERÁRIO SOCIAL DEMOCRATA RUSSO (POSDR):

• Mencheviques: Etapistas

• Bolcheviques: Revolucionários

3) Revolução de 1905 – “O Ensaio Geral” (Lênin)

• 1904: Guerra Russo Japonesa: disputa imperialista por áreas de influência na China – Manchúria e Coréia)

• 22/01/1905 – “DOMINGO SANGRENTO”: Manifestação Pública na qual operários marcharam rumo ao Palácio de Inverno do Czar e entregariam uma petição de direitos (reformas sociais, políticas, religiosas, fiscais, trabalhistas e elaboração de uma Constituição por uma Assembléia Nacional). Centenas de trabalhadores foram metralhados pelos soldados do czar.

• Em resposta ao “Domingo Sangrento” greves e manifestações eclodiram na Rússia, estendendo-se, inclusive, às unidades militares (como foi o caso da rebelião dos marinheiros do “Encouraçado Potemkim”)

• Surgimento dos SOVIETS: termo russo que significa “Conselho”. Eram as Assembléias ou Conselhos de deputados eleitos e formados por operários, soldados e camponeses entre as Revoluções de 1905 e 1917. Após a Revolução de Bolchevique, os soviets se tornaram um órgão deliberativo de Estado.

• DUMA (Parlamento): Convocada pelo Czar Nicolau II após a Revolução de 1905 para tentar apaziguar o clima de tensão entre o povo russo. Todavia a Duma não teve representatividade, pois era composta de membros da nobreza aristocrática e burguesia, além de ser um órgão cuja função era meramente consultiva e poderia ser dissolvida a qualquer momento pelo Czar.

A Rússia na Primeira Guerra Mundial

Entrando ao lado da Tríplice Entente (juntamente com a França e Inglaterra), a Rússia ficou responsável pelo front oriental (Alemanha X Rússia). As derrotas levaram ao aceleramento da queda do regime czarista russo e à revolução.

5) Revolução de Fevereiro-Março de 1917 – (Mencheviques):

• Principal Característica: Democrático-Burguesa

• 23/02/1917 (Calendário Russo) – 08/03/1917 (Calendário Ocidental): “Glória às mulheres em luta pela liberdade” estava escrito em um cartaz de comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Do dia 23 à 27 de fevereiro, além dessa manifestação feminina uma série de outras manifestações populares ocorreram na Rússia. O Czar Nicolau II agora, sequer, poderia contar com seus soldados que se juntaram aos revolucionários e, no dia 27, soldados e trabalhadores ocuparam o Palácio de Inverno e o czar abdica do trono.

• DUALIDADE DE PODERES:

 Governo Provisório: exercido por Alexander Kerenski – Mencheviques (não correspondia às aspirações populares)

SOVIETE DE PETROGRADO:


Comando das tropas locais do exército e marinha, controle das estradas e ferrovias, gestão dos correios e telégrafos:

• Anistia Política

• Rússia Continua na Primeira Guerra Mundial.

6) Revolução de Outubro-Novembro de 1917 (Bolcheviques):

• LÊNIN: “Teses de Abril” , “PAZ, TERRA E PÃO: TODO PODER AOS SOVIETES”

•TROTSKY: Comandante da “Guarda Vermelha”. Foi eleito presidente do Soviete de Petrogrado. Promove, juntamente com Lênin, a derrubada do Governo Provisório.

25/10/1917 (Calendário Russo) – 07/11/1917 (Calendário Ocidental): O “Comitê Militar Revolucionário” do Soviete de Petrogrado e a “Guarda Vermelha” depõem o Governo Provisório Menchevique e formam o “CONSELHO DE COMISSÁRIOS DO POVO”

O GOVERNO DE LÊNIN (1917 – 1924):

• Assinatura do Tratado de Brest-Litovsk (Saída da Rússia da 1ª Guerra)

• Reforma Agrária

• Institucionalização dos Sovietes

• Nacionalização dos Bancos

 Organização do aparelho repressivo - criação da policia política CheKa

• A Guerra Civil (1918 – 1921):

EXÉRCITO BRANCO CONTRA EXÉRCITO VERMELHO:
Inglaterra, França, EUA, Itália, etc, Oficiais Monarquistas, Politicos Conservadores, Burguesia e Latifundiários, VERSUS,  Tropas representantes do Governo Bolchevique e Guarda vermelha.
Comunismo de Guerra: rígido controle sobre a produção e o consumo
“Cordão Sanitário” (isolamento da Rússia do restante do mundo).

• N.E.P. (Nova Política Econômica – 1921 – 1927): retorno parcial à formas de economia capitalista para superar a crise pós-guerra civil

• 1922: Criação da União das Repúblicas Socialistas e Soviéticas (U.R.S.S.) por Lênin

• 1924: Morte de Lênin

7) TROTSKY X STALIN:

- Assasinato de Trotsky no Mexico

8) O GOVERNO DE STALIN (1924 – 1953):

1 -  Expurgos

2 - Planos Qüinqüenais

3 - Culto à Personalidade

4 - Governo Ditatorial

5 - Execuções Sumárias

6 - Campos de concentração Gulags na Sibéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário