quarta-feira, 26 de maio de 2010

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial é um marco no início do século XX. Foi a partir desta Guerra que novas correlações de forças estabeleceu-se no mundo.

- Declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência mundial.

Antecedentes:

A - Grande disputa política e por intensa corrida armamentista,

B - Potências imperialistas europeias (França, Inglaterra, Alemanha, EUA),

C - Conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais,

D - Territórios Afro-asiáticos: O neocolonialismo ou também denominado como “a partilha afro-asiática”,

E - Movimentos nacionalistas na Europa a I Guerra Mundial,

F - Pan-eslavismo – Política estimulada pela Rússia, defendia a união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, aproveitando-se da fragmentação do Império Otomano, incluindo os que estão sob domínio do Império Austro-Húngaro. 

Pangermanismo – Ideal defendido pelos alemães propõe a formação de um bloco de países de origem germânica. 

G - Revanchismo francês – O sentimento de revanche se desenvolveu a partir de 1871 quando a França foi derrotada pelas tropas de Bismark tomando as regiões da Alsácia-Lorena, rica em carvão e minério de ferro e coroaram o rei Guilherme I da Prússia imperador alemão em Paris, em 18 de janeiro de 1871.

H - Crise Balcânica – Os conflitos entre Áustria e Sérvia na península balcânica colaboram para acirrar as diferenças nacionalistas entre os países europeus. Em 1908 a Áustria anexou a Bósnia-Herzegovina impedindo que a Sérvia mantivesse sua política de organizar a “Grande Sérvia”, que incorporaria as regiões balcânicas de povos eslavos.

Estopim: "O estudante bósnio cristão Gavrilo Prinzip fere mortalmente o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, quando visitavam Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina"

Apoiada pela Alemanha, a Áustria deu um ultimato à Sérvia para que o incidente fosse por uma comissão mista. Resposta negativa e sérvia e mobilização das tropas russas;

- Os alemães exigiram a neutralidade da França.

- 28 de junho a Áustria declarou guerra à Sérvia.

- Marrocos – A crise do Marrocos envolveu diretamente os interesses da França e da Alemanha, que disputavam domínios coloniais no norte da África.

O sistema de alianças:

Os países europeus procuravam então organizar os exércitos, produzir armamentos e fazer acordos entre si para garantir força na disputa. 

Tríplice Aliança - Reunia o Império Alemão, o Império Austro-húngaro e a Itália, desde 1882, com o objetivo de enfrentar o expansionismo francês na Europa. 

Tríplice Entente - Tem por base a Entente Cordiale, formada em 1904 pela Grã Bretanha e pela França para opor-se ao expansionismo alemão. Em 1907, com a adesão da Rússia, ela se transforma na Tríplice Entente. Durante a guerra, outras 24 nações incorporam-se à Entente, formando uma ampla coalizão chamada de Aliados. 

Tríplice Entente - Tem por base a Entente Cordiale, formada em 1904 pela Grã Bretanha e pela França para opor-se ao expansionismo alemão. Em 1907, com a adesão da Rússia, ela se transforma na Tríplice Entente. Durante a guerra, outras 24 nações incorporam-se à Entente, formando uma ampla coalizão chamada de Aliados.

As fases da Guerra:


A guerra é dividida normalmente em dois grandes períodos:

1 - GUERRA DE MOVIMENTOS: deslocamento constante das tropas - Os principais ataques foram realizados pela Alemanha: neutralização dos russos e avanços sobre a França no lado ocidental.
A invasão da Bélgica foi usado pela Inglaterra como pretexto para entrar na Guerra. 

Vale lembrar que a Itália, até então aliada da Alemanha e Áustria, declarou-se neutra e não participou da guerra nesta primeira fase. 

2 - FASE E O TERROR COMEÇA - GUERRA DE TRINCHEIRAS:

Reflexo do equilíbrio de forças e busca de garantir posições estratégicas;

Esse foi um longo período, até 1917, caracterizado por grande desgaste: elevada mortalidade, grande destruição, elevados gastos financeiros. Na tentativa de conseguir vantagens, os países envolvidos na guerra procuraram desenvolver novos armamentos ( canhões de longo alcance, tanques, aviões, submarinos...) criando novas tecnologias eu pudessem ser aplicadas na guerra. 

Em 1915 os italianos entraram na Guerra junto aos aliados, com a promessa de que receberia parte das colônias alemãs. O ano de 1917 os alemães passaram a utilizar a guerra submarina .

Entrada dos EUA. Os ataques a navios mercantes norte americanos foi usado como pretexto para o Ingresso dos EUA na Guerra.

A Rússia sai da guerra devido à ascensão dos bolcheviques ao poder. A decisão unilateral fez com que a Alemanha invadisse o território russo, no entanto, em março de 1918 os dois países assinaram o Tratado de Brest-Litovski selando o fim da guerra entre ambos.

O FINAL DA GUERRA:

A Alemanha começava a ficar isolada, comprometendo o abastecimento do país.
Em setembro de 1918 as forças aliadas desfecharam uma grande ofensiva contra os alemães, que foram obrigados a recuar.

No interior do país aumentava o descontentamento e as pressões sobre o Imperador.
Em junho, Estados Unidos, França e Inglaterra, denominados os “Três Grandes” impuseram à Alemanha o tirânico - Tratado de Versalhes, que foi uma das causas da segunda grande guerra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário