terça-feira, 4 de maio de 2010

RENASCIMENTO

Aqui estão com pequenas alterações os apontamentos dados em sala de aula, caso por algum motivo os alunos faltem alguma aula, poderão completar seus apontamentos .

Renascimento

As mudanças ocorridas na Europa a partir do século XI, com o desenvolvimento do comercio , das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural.

Essas transformações faziam os europeus acreditarem em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a idade média. Por isso, os europeus dos séculos XIV ao XVI acreditavam estar presenciando um verdadeiro Renascimento.

Burgueses enriquecidos , papas e governantes para reafirmar sua autoridade e prestigio financiava as atividades artísticas e culturais. Essa pratica ficou conhecido como Mecenato.

Essa produção foi tão intensa que esse período recebeu a denominação de Renascimento ou Renascença. O movimento teve inicio na península itálica, onde se localizava cidades com intensas atividades culturais, como Florença e Veneza.

As obras Renascentistas possuíam os seguintes elementos comuns:

1 – Retomada da cultura Greco – Romana da Antiguidade. Segundo os renascentistas, os gregos e os romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida e de suas possibilidades do que se tinha na Idade Media. A arte de gregos e romanos influenciaram profundamente a atividade artística e cultural dos renascentistas.

2 – Valorização do ser humano – os renascentistas tinham uma visão antropocêntrica ou seja colocava o ser humano como centro de suas preocupações diferentemente da visão medieval que era teocêntrica e tinha a religião como centro e forma de regular a vida individual . Isto gerou grandes mudanças de valores em relação à vida.

O Renascimento teve inicio nas cidades da península itálica , que acumulavam grandes riquezas graças ao comercio. Com o tempo, esse movimento difundiu-se por grande parte da Europa. Na Península Itálica destacaram-se os seguintes nomes:

(a) – Leonardo Da Vinci – Pintor , Arquiteto, escultor, físico, engenheiro, escritor e musico, destacou-se em todos os ramos da arte e da ciência é considerado um dos maiores gênios da humanidade. É autor de diversas obras de arte entre elas A Mona Lisa e Gioconda.

(b) Michelangelo Buonarroti – Arquiteto, escultor e pintor ajudou a projetar a grandiosa cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma.


(c) Rafael Sanzio – Autor de varias madonas e de retratos de papas e reis.

(d) Galileu Galilei – Matemático, físico e astrônomo – Confirmou a teoria heliocêntrica de Copérnico que afirmava ser o sol o centro do universo foi perseguido pela igreja devido a isto foi obrigado a negar a mesma teoria perante a inquisição.


(e) Nicolau Maquiavel – Filosofo , político e historiador, escreveu O príncipe, um tratado sobre política e governo. Nesta obra defendia os príncipes e que estes deveriam ser temidos e onde os fins justificam os meios.

Após o surgimento na península itálica o movimento se espalhou pelo resto da Europa. Mantendo sua crítica a visão religiosa em livros como o de Erasmo de Roterdã: “Elogio da Loucura”. E também a visão teocêntrica do mundo como na obra de Willian Shakespeare em Otelo e Hamlet.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigada, me ajudou bastante!

Postar um comentário