terça-feira, 4 de maio de 2010

ROMA

Aqui estão com pequenas alterações os apontamentos dados em sala de aula, caso por algum motivo os alunos faltem alguma aula, poderão completar seus apontamentos .

ROMA

Roma foi o ultimo grande império da antiguidade, com exércitos poderosos, dominou terras que antes pertenciam a gregos, persas egípcios e muitos outros povos. Os antepassados dos romanos eram povos agrícolas que habitavam a península itálica, eram conhecidos como italiotas.


Existem duas versões que explicam a fundação de Roma uma de origem mitológica e outra contada por historiadores: A lendária conta a historia de Romulo e Remulo que foram criadas e amamentadas por uma loba de nome capitolina que lhes deu a energia necessária para fundarem Roma. Outra a contada pelos historiadores é de que a cidade fundou-se a partir de uma fortaleza dos latinos para se defenderem de outro povo os etruscos.


De uma pequena fortaleza, Roma acabou se transformando no centro de um vasto império. Então a história de Roma foi dividida em três períodos:


1 – Monárquico, 2 – Republicano, 3 – Imperial.


PERIODO MONARQUICO


Neste período Roma ganhou o aspecto de cidade e seus últimos reis eram de origem etrusca. A sociedade romana era dividida em: Patrícios – Nobres, grandes proprietários de terras, Plebeus – pequenos agricultores, artesãos, gente do povo e Escravos – Plebeus endividados e prisioneiros de guerra.


O ultimo Rei foi Etrusco e ele foi deposto provavelmente por ter descontentado os patrícios com medidas a favor de plebeus.


PERIODO REPUBLICANO


O poder antes exercido pelo rei passou a ser partilhado por dois cônsules (membros do senado que era a assembléia poderosa formada por patrícios). Ao senado cabia promulgar as leis e teve influencia de poder durante toda a vida de Roma.


Durante muito tempo e muitas lutas os plebeus conquistaram direitos; entre eles de acabar com a escravidão por dividas e constituir seu próprio conselho o tribuno da plebe. Mais tarde os plebeus conseguiram ainda o direito de se casar com patrícios e de anular medidas que contrariassem seus interesses.


Apesar das lutas entre patrícios e plebeus os romanos conseguiram conquistar toda a península itálica. Após vencer a poderosa cidade de Catargo com seus exércitos de elefantes as lutas contra Catargo ficaram conhecidas como guerras púnicas.


Depois o exercito romano investiu contra a Macedônia, Síria e Ásia submetendo todas estas regiões. Em 59 AC, Roma conquistou com as tropas de Julio Cesar à Gália (Atual França), contadas nos desenhos de Asterix o Gaulês.


As conquistas romanas desencadearam uma serie de transformações como o aumento do trabalho escravo devido à presença de latifúndios e os conflitos entre plebeus e patrícios por mais direitos políticos e sociais.

GUERRA PÚNICAS

O expansionismo romano se esbarrou com Catargo, cidade fundada pelos fenícios ao norte da África. Era um potencia marítima, comercial e militar com varias colônias que dominavam todo o mediterrâneo ocidental. Os conflitos com Catargo ficaram conhecidas como guerras púnicas e com a vitoria de Roma sobre Catargo . Roma impôs sua supremacia a todo Mediterrâneo.

Com as sucessivas vitorias militares ganharam destaque diversos lideres militares que sucederam-se no poder até a implementação definitiva do império.

Em 107 AC, Mario, general de grande prestigio, foi eleito cônsul e implantou reformas no exercito como pagamento de salários, restringiu privilégios de patrícios e reduziu a autoridade do senado, realizando reformas de caráter popular. Com a morte de Mario Sila assumiu o poder apoiado pelos patrícios e pelo senado, que lhe conferiu o titulo de ditador. Sila reprimiu violentamente revoltas, restabeleceu os privilégios dos patrícios e o poder do senado.

Após a morte de Sila, destacaram-se as pessoas : De Crasso que conseguira por fim a revolta de escravos liderados por Espartáco. E a pessoa de Pompeu que conquistara importantes vitorias na Espanha e eliminara últimos escravos revoltosos.

Nesse período outro oficial começara a se destacar no cenário político, tornando-se também cônsul Julio Cesar.

OS TRIUNVIRATOS

Em 60 ac., Pompeu, Crasso e Julio Cesar estabeleceram uma aliança apoiada pelo exercito, reduziram o poder do senado e assumiram o governo tinha inicio o primeiro triunvirato.

Em 53 AC ., Crasso morreu em uma campanha militar. Pompeu e Julio Cesar então passaram a disputar o poder. Ao final Julio Cesar derrotou Pompeu.

Julio Cesar se tornou ditador supremo do mundo romano e implantou uma serie de reformas. Ampliou seu apoio popular mas desagradou a elite patrícia que prejudicada começou a conspirar contra sua vida.

Em 44 AC., quando entrava no Senado Julio Cesar foi cercado e morto por senadores a punhaladas.

O assassinato de Julio Cesar provocou varias revoltas populares e os conspiradores foram derrotados. Formou-se então o segundo triunvirato, composto de Marco Antonio, Otávio e Lépido e formou-se a disputa entre eles. Lépido se afastou e Otavio venceu Marco Antonio.,concentrando todo o poder em suas mãos.

Após vencer o segundo triunvirato Otavio recebeu diversos títulos que lhe conferiram grandes poderes. Por fim o senado atribuiu-lhe o titulo de Augusto,que significava divino , majestoso. Terminava assim a republica e começava o período imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário